Como 1 colher de chá de sementes de Chia pode ajudar a melhorar o intestino, cérebro e coração 5/5 (2)

sementes de Chia

O nome das sementes chia vem da palavra asteca 'oleoso', que é 'chian', e isso explica bem qual é um dos principais benefícios de chia; ricas em ácidos omega-3, que são um tipo de gordura instaurada.

Não é fácil manter um equilíbrio entre omega-3 e omega-6. Basicamente, os ácidos omega-3 são gorduras que não são tão fáceis de encontrar. Encontram-se em óleos de peixe, sementes de linho, sementes de kiwi e sementes de chia, entre outros. Omega-6, por outro lado, é encontrado em quase todos os lados, como por exemplo: nozes, óleos vegetais, abacates, etc. O equilíbrio de omega-3 para omega-6 é igualmente importante . Como é tão fácil de consumir muito omega-6, é muito fácil de haver um desequilibrado entre os dois tipos de óleos, também conhecidos como óleos essenciais. Quando se trata do teor de ômega-3 em vários óleos de sementes, a semente de chia tem o teor mais alto, logo acima das sementes de kiwi, perilla e linho.

Sementes de Chia e a digestão

A maioria das pessoas mais preocupadas com a saúde está mais familiarizada com as sementes de linhaça do que estarão com as de sementes de chia. Então, se já colocou uma colher de linhaça de molho na água por trinta minutos, quando voltou a ver, reparou que se tinha transformado numa espécie de solução gelatinosa, como uma consistência de gel. O mesmo acontece com as sementes de chia, o que torna outro motivo pela qual elas são tão boas para si; Elas agem do mesmo jeito no seu intestino. Isso significa que eles são realmente boas para o seu sistema digestivo, proporcionando uma grande quantidade de fibra, e também a acção de formar uma solução tipo gel que se move através do seu corpo e limpa à medida que vai passando. O gel evita fisicamente a rápida quebra de carboidratos no corpo ao diminuir a acção das enzimas nos carboidratos.

Chia - Nutrientes e Energia

A semente de chia foi uma vez um alimento básico dos astecas, amada por sua capacidade de sustentar e dar resistência. Na verdade, você poderia viver de chia quase que inteiramente, porque tem 19 aminoácidos, com todos os aminoácidos essenciais, excepto a taurina.

  • Chia não tem glúten
  • É super rica em fibras alimentares, tornando óptimo para a digestão e problemas de digestão de cura.
  • Contém 20% de ALA omega-3, tornando-se um super alimento para o cérebro e o coração.
  • Chia tem oito vezes mais omega-3 do que o salmão!
  • Possui 20% de proteína
  • É rico em antioxidantes (possui um valor ATAC quatro vezes superior ao dos mirtilos)
  • Chia contém cinco vezes mais cálcio que o leite
  • Chia contém sete vezes mais vitamina C do que as laranjas
  • Contém três vezes mais ferro do que os espinafres
  • Contém duas vezes o teor de potássio da banana
  • É um alimento bom para a pele, cabelo e unhas
  • Tem um impacto positivo que equilibra os níveis de glicose no sangue (tornando-o incrível para os diabéticos)
  • Chia faz uma excelente substituição de ovos. Apenas junte com a água para formar um gel e adicione-o às receitas que exijam ovo.

Então, como se consome? Bem, pode por numa refeição chamada 'pinole' e adicionar a praticamente qualquer coisa. No México, misturam todas as sementes de chia com água ou suco de frutas para fazer algo que eles chamam de 'chia fresca'. Você também pode germiná-las da mesma maneira que planta as sementes de alfafa e usá-las em saladas.

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