Como reduzir a ansiedade em menos de 20 minutos ... E não é Yoga! 5/5 (1)

ansiedade

Todos os dias estamos expostos a uma variedade de stress causando ansiedade, e estando conscientes dele ou não, ele pode dominar os nossos sistemas fisiológicos. Quando estamos em stress, o nosso sistema adrenal aumenta a produção de cortisol, o que desencadeia a libertação de glicose no sistema para um aumento de energia. A produção de stress e cortisol é útil quando precisamos de entrar em acção, mas níveis elevados de cortisol devido ao stress sustentado podem prejudicar o corpo e a mente. Isso pode deixar-nos num estado de stress constante, queimando as nossas glândulas adrenais e levando a doenças e fadiga.

O que se pode fazer?

Os remédios à base de ervas foram usados por centenas de anos por diversas comunidades indígenas globalmente para saúde e bem-estar em geral. Um grupo de remédios tradicionais, conhecidos como "adaptógenos", tornaram-se mais utilizados no Ocidente devido à evidência dos seus benefícios para a saúde amplamente documentados. Os adaptógenos, como o próprio nome sugere, são capazes de se adaptarem às condições do corpo, regulando e minimizando os hormónios do stress e equilibrando essencialmente os níveis de energia e mediando os efeitos das mudanças hormonais. O uso de adaptógenos pode aumentar a capacidade de lidar com o stress e melhorar o seu desempenho mental e físico.

Este artigo analisa alguns destes incríveis adaptógenos e a melhor forma de preparar e consumir adaptógenos em menos de 20 minutos quando se sente esgotado, sobrecarregado ou stressado. E quanto mais usar esses adaptógenos ao longo do tempo, maiores serão os impactos positivos para a sua saúde mental e física.

Tipos de Adaptógenos

A maioria dos adaptógenos individuais tem múltiplos benefícios que afectam o humor, resistência e o foco. Também podem ser colocados em duas grandes categorias de estimulantes e grupos que reduzem a ansiedade: deve-se notar que muitos dos adaptogênios estimulantes também podem reduzir os sintomas de ansiedade.

Os estimulantes corporais que afetam a resistência mental e física incluem Ginseng asiático, Eleuthero (Ginseng Siberiano), Rhodiola Rosea e Maca.

Os adaptógenos anti-ansiedade incluem Reishi, Ashwagandha, Basilio Sagrado e Astragalus, que acalma as supra-renais.

formas

Os adaptógenos vêm em muitas formas diferentes sendo várias partes de plantas, incluindo raízes, folhas e bagas. Na forma de suplemento podem ser encontrados como cápsulas, tinturas, pós e chás.

Consumo

Adaptogens podem ser tomados todos os dias, mas recomenda-se que os efeitos das ervas e suplementos sejam monitorados, com pausas para determinar o impacto no seu sistema.

NOTA: Tal como acontece com todos os suplementos, é importante procurar um produto de alta qualidade e compreender cuidadosamente as suas propriedades para garantir que seja seguro para você consumir, especialmente se estiver em conjunto com outros medicamentos ou suplementos. Muitos adaptógenos não são adequados para mulheres grávidas ou a amamentar.

Adaptogênios Chave e Quanto Fazer

Tônicos de adaptogen e chás podem ser preparados geralmente em menos de 20 minutos, e pode tomar em combinações com os que estão a baixo para um maior impacto.

1. Panax ginseng (ginseng asiático)

Regula o sistema imunológico, supera a fadiga, acalma a mente e estabiliza o humor. O panax ginseng está disponível como extrato de raiz em pó. Doses tão baixas como 40 mg podem ser eficazes, mas para o benefício mais cognitivo e notável entre 200 a 400 mg por dia é sugerido.

2. Eleuthero (ginseng siberiano)

Aborda os sintomas como stress físico, acalma dores musculares  e articulações, também ajuda com a fadiga, memória e humor.

Também disponível na forma de raiz em pó, a dose padrão é de 300-1200 mg, mas recomenda-se uma dose maior de 2-4 g para um impacto mais notável.

3. Rhodiola Rosea

Adapta o cortisol a níveis mais saudáveis, apóia na produção de energia, função do cérebro, humor e a saúde do coração. Rhodiola Rosea está disponível em chá, suplementos de comprimidos, cápsulas, pó, extrato líquido ou formas de tintura.

O uso de Rhodiola para o stress é recomendado em doses de 288-680 mg. Rhodiola Rosea é melhor consumido 30 minutos antes de comer para melhor absorção.

4. Maca

Aumenta a energia, libido, equilibra hormônios e aumenta as endorfinas. Também uma fonte de nutrientes absorvíveis, incluindo proteínas, fibras, cálcio e magnésio entre outros. A Maca é recomendada com alimentos e a quantidade recomendada padrão é entre 1,5 a 3 g.

5. Ashwagandha

Reduz significativamente as concentrações de cortisol e os efeitos imunossupressores do stress. Ashwagandha também estabiliza o açúcar no sangue, reduz ansiedade e depressão, mantendo os níveis de energia, melhora a memória e protege o sistema imunológico. Ashwagandha está disponível em formas de pó, comprimido, cápsula e extracto líquido e é recomendado numa dose de 300-500 mg.

6. Manjericão Sagrado

Também conhecido como Tulsi, Holy Basil é comum-mente usado para o alívio do stress. Holy Basil regula os níveis de cortisol, melhora a memória, níveis de energia e o sono. Recomenda-se 500 mg do extracto foliar para efeitos visíveis.

7. Astragalus

Antibacteriano, antiinflamatório, estimula o sistema imunológico e regula os níveis de energia (aumentando a acção de acalmante para descansar). Disponível como extracto de raiz seca, sugere-se 6 g de raiz de Astragalus seca por meia xícara de água. Também disponível em cápsulas e em forma de pó.

Chás e tônicos em 20 minutos!

Os suplementos de adaptogênicos e as ervas podem ser infundidos individualmente ou juntos num jarro (verifique se as suas formas de suplemento são tolerantes ao calor).

1. Coloque a combinação de ervas e pós numa jarra ou jarro. Um grande jarro de pyrex funciona bem para isso.

2. Ferva cerca de 1 litro de água e despeje sobre as ervas e pós adaptogênicos (alternativamente, pode preparar um chá verde ou outro chá de escolha antes de verter a mistura de                          adaptogênios).

3. Deixe a combinação descansar por 20 minutos.

4. Beba um chá ou um tônico nutritivo para prepará-lo para o dia.

Gostaríamos de ouvir de você nos comentários. Quais são seus adaptógenos favoritos e como você os prepara?

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