Os melhores alimentos para elevar o seu humor Sem avaliações ainda.

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O que pomos na boca diariamente não só afecta o nosso bem-estar físico, como desempenha um papel importante no que se torna ao ajudar a nossa saúde mental, níveis de ansiedade e comportamentos neuróticos.

Pesquisas e estudos sugerem que os seguintes alimentos e nutrientes podem ajudar a aliviar a ansiedade, diminuir o stress e até mesmo ajudar a combater a depressão.

Se você sente que o seu sistema nervoso está muito alto, fazer algumas mudanças dietéticas simples podem fazer com que você se sinta bem!

Vitamina b12

A vitamina B12 é necessária para formar glóbulos vermelhos - as mesmas células que transportam o oxigénio através do corpo - e é uma parte essencial para um sistema nervoso saudável. Também é usada para criar serotonina, um neurotransmissor que impulsiona o humor. Não é nenhuma surpresa que a depressão tenha sido associada a baixos níveis de B12. B12 é encontrada em mariscos, ovos, leite, queijo, carne vermelha e peixe. Dado que a fonte de B12 com base em alimentos é geralmente derivada de animais, a deficiência de B12 é bastante comum em véganos, vegetarianos e aqueles com a variante genética MTHFR. Pode obter suplementos de vitamina B12, mas convém pedir conselhos de um profissional para garantir que seja a forma certa de B12 para o seu corpo ser capaz de absorver.

Folato

Folato ou vitamina B9, como B12, é utilizado para a formação de glóbulos vermelhos e afecta neurotransmissores que afectam o humor. O processamento de alimentos modernos reduziu a quantidade de folato natural presente nos nossos alimentos. Por isso é que muitos produtos, como cereais e pão, são fortificados com uma forma sintética do folato, chamado ácido fólico. A falta de folato ou a incapacidade de converter efectivamente o ácido fólico sintético na sua forma activa dentro do corpo pode levar à diminuição do estado de alerta mental, ansiedade e depressão.

O folato é encontrado em vegetais de folhas verdes (brócolos e espinafre), feijão, lentilhas e citrinos. Também pode ser tomado em forma de suplemento.

Triptofano

Este aminoácido é utilizado para a criação de serotonina. A serotonina é um regulador do humor e é essencial para a produção de um sono saudável. A falta de triptofano pode estar ligada à falta de alimentos ricos em carboidratos. O triptofano é encontrado em quase todos os alimentos ricos em proteínas, nomeadamente nozes, sementes, tofu, queijo, carne vermelha, frango, peru, peixe, aveia, feijão, banana, lentilhas e ovos.

Iodo

O iodo é um mineral importante que é necessário para manter a glândula tireóide saudável. A glândula tireoide controla quase todas as células do corpo, regulando o metabolismo, por isso, se não possuímos iodo, isso pode afectar a função cerebral, humor e a concentração.

Podem encontrar-se fontes ricas de iodo em algas marinhas e vegetais marinhos, flocos dulse e alimentos e sal fortificados com iodo.

 

 

 

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