Brócolos e os seus 7 Benefícios para a saúde 5/5 (1)

Brócolos
O brócolos é um alimento básico em muitas partes do mundo e pode ser encontrado em pratos populares em vários espectros culturais e socioeconómico. Curiosamente, porém, este super-verde saboroso é uma criação criada pelo homem. O brócolos foi feito sob encomenda da planta de repolho selvagem (brassica oleracea), com o propósito de cultivar um vegetal mais saboroso. Esse mesmo repolho selvagem é também o pai orgulhoso da couve-flor, couve-rábano, couve, couve de Bruxelas e o repolho moderno - e é por isso que nos referimos a todos esses vegetais como membros da família Brassica.

O brócolos tem sido reverenciado pelo seu alto teor de vitaminas e com uma lista abrangente de benefícios para a saúde. Aqui estão 7 razões pelas quais deve de adicionar mais à sua dieta!

1. Redução do colesterol

Victoria Jarzabkowski, nutricionista da Universidade do Texas em Austin, fala sobre a capacidade dos brócolos baixarem os níveis de colesterol graças ao seu alto teor de fibras solúveis, que se liga ao colesterol no sangue. Este processo de ligação torna o colesterol mais fácil de sair do corpo e, portanto, reduz os níveis gerais.

Curiosamente, os brotos dos brócolos são ainda mais potentes que os brócolos maduros. Um estudo de 2009 publicado pela The Korean Society of Food Science and Nutrition descobriu que um extracto de brotos de brócolos foi capaz de produzir efeitos poderosos para reduzir o colesterol e potencialmente reduzir o armazenamento de lipídios em indivíduos com uma dieta rica em gordura.

2. Desintoxicação

Um estudo publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América descobriu que os brotos dos brócolos podem ser especialmente potentes para desintoxicação do corpo de substâncias cancerígenas. Grandes quantidades de enzimas protectoras podem ser encontradas em brotos cruciferos muito jovens (3 dias). A capacidade desses brotos para proteger contra agentes cancerígenos é de 10 a 100 vezes mais potente que a das suas contra-partes maduras.

3. Saúde do Coração

Além de expulsar o colesterol, o brócolos pode ajudar a manter o coração saudável ao fortalecer os vasos sanguíneos. O conteúdo de sulforafano no brócolos é um anti-inflamatório e pode mesmo prevenir e reverter os danos causados nos revestimentos dos vasos sanguíneos, o que geralmente é causado por níveis crónicos de açúcar no sangue.

Para além disso, de acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, as vitaminas do complexo B dos brócolos podem ajudar a regular os níveis de homocisteína do corpo. A homocisteína é um aminoácido que aumenta em paralelo ao consumo excessivo de carne vermelha. Níveis elevados de homocisteína no organismo aumentam o risco de doença arterial coronariana.

4. Digestão

Um dos benefícios mais conhecidos do brócolos é a sua capacidade de ajudar a digestão. Esta característica útil pode ser atribuída a um conteúdo de fibra particularmente alto - cerca de 1 grama de fibra por cada 10 calorias! A fibra ajuda a manter os movimentos intestinais regulares e ajuda a manter os níveis saudáveis de bactérias no intestino.

5. Saúde ocular

Carinhosamente conhecidas como "vitaminas oculares", luteína e zeaxantina são carotenóides altamente reverenciados pelas propriedades de fortalecimento da visão. Ambos os produtos químicos que ocorrem naturalmente são encontrados em brócolos e demonstraram que ajudam a proteger contra degeneração macular e catarata; duas condições de olho debilitantes que afectam gravemente a visão e a qualidade de vida.

6. Anti-inflamatório

O brócolos é um óptimo anti inflamatório que pode ajudar a reduzir os efeitos do dano articular causado pela osteoartrite. Um estudo de 2013 realizado pela Universidade de East Anglia descobriu que o conteúdo de sulforafano do brócolos pode ajudar a aliviar o sofrimento associado à artrite. Esta qualidade é em grande parte atribuível à capacidade do sulforano de "bloquear as enzimas que causam a destruição das articulações, parando uma molécula-chave conhecida por causar inflamação".

O brócolos também é uma óptima fonte de um fito-nutriente particularmente potente chamado kaempferol, que tem o potencial de diminuir o impacto de substâncias relacionadas ao alergismo no trato digestivo. Um estudo de 2010 publicado na revista Investigador de Inflamação descobriu que, ao diminuir a influência de substâncias relacionadas a alergias, o kaempferol no brócolos também ajuda a diminuir o risco de inflamação crónica.

7. Prevenção contra o cancro

Talvez o benefício de saúde mais divulgado dos brócolos seja o seu potencial de ajudar a combater o cancro. Muitos estudos forneceram evidências dos efeitos protectores que o brócolos e os brotos de brócolis têm contra o cancro. As propriedades quimio-preventivas do sulforafano foram amplamente estudadas e a pesquisa sobre o efeito que o sulforafano tem nas células-tronco do cancro (CSCs) extraiu algumas conclusões interessantes. Os CSCs são sugeridos de serem responsáveis por iniciar e manter a maioria das formas de cancro, e são conhecidos por serem principalmente resistentes a drogas. Uma série de estudos indicaram que o sulforafano pode ter a capacidade de atingir CSCs em diferentes tipos de cancro, o que ajudaria muito no processo de recuperação e reduziria o risco de recaída.

3,746 total views, 2 views today

Avalie o nosso artigo

Comments

  1. Pingback: Salada: Couve, brócolos e pepino (receita) – Saúde bem-estar – Dicas Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *