Ashwagandha: A erva natural anti-ansiedade

Ashwagandha

Com uma sociedade moderna e apressada, é realmente surpreendente que a ansiedade seja a doença mental mais comum dos EUA? Afectando 40 milhões de adultos americanos, a ansiedade é praticamente endémica do estilo de vida ocidental.

A solução para resolver a ansiedade provavelmente não será simples. Claramente, existem muitos factores que contribuem para a ansiedade. Mas poderia parte da resposta residir num antigo antídoto, Ashwagandha?

O que é Ashwagandha?

“Ashwagandha” é do sânscrito, combinando ‘ashva’, o que significa cavalo, e ‘gandha’ significa cheiro. A própria raiz é dito ter um cheiro de cavalo muito forte e o seu homónimo também é devido ao fato de que Ashwagandha confere “força de garanhão”.

Coloquial-mente, Ashwagandha também é chamado às vezes de “ginseng indiano”, o que não deve ser confundido com ginseng chinês.

Ashwagandha tem sido popular na medicina ayurvédica há milénios. Era tradicionalmente usado para tratar ansiedade, baixa energia e combate ao envelhecimento. Às vezes, também foi utilizado para diminuir a inflamação e combater a infecção. Mesmo para pessoas saudáveis, Ashwagandha foi pensado para ser um tónico geral do corpo para aumentar a saúde geral, força e bem-estar.

A parte medicinal de Ashwagandha é colhida da raiz do arbusto Ashwagandha. Esta planta é incrivelmente resistente, sobrevivendo a extremos de temperatura quente e fria e capaz de crescer a uma altitude de até 4.900 pés (1.500 m) acima do nível do mar.

Além disso, esse arbusto pertence à família nightshade, então Ashwagandha não é apropriado para qualquer pessoa com intolerância ao sono.

Como é que Ashwagandha ajuda na ansiedade?

Na medicina natural, Ashwagandha é considerado um adaptógeno. Os adaptógenos são ervas ou substâncias botânicas que ajudam a equilibrar os sistemas fisiológicos do nosso corpo (como o nosso sistema supra-renal e nervoso) para se adaptarem melhor ao stress ou a ataques externos.

Mais especificamente, Ashwagandha pode ajudar a equilibrar os hormônios que contribuem para a ansiedade. Por um lado, ele pode disparar o seu corpo e dar-lhe energia quando se sente cansado. Por outro lado, também pode suprimir os hormônios estimulantes quando está stressado. Ashwaghanda também pode deprimir o sistema nervoso central, induzindo relaxamento e ajudando no sono.

Isto é clinicamente útil para distúrbios de stress e ansiedade, que tendem a envolver dois extremos de alto stress e estimulação, combinados com fadiga e exaustão adrenal.

É pensado que o efeito modulador da hormona de Ashwagandha é facilitado por vários fitoquímicos que ocorrem naturalmente. Os fitoquímicos mais pesquisados incluem lactonas e alcalóides, que são referidos como withanolides. Os pesquisadores acreditam que com os anestesicos são capazes de actuar como precursores dos hormônios que regulam as nossas respostas de stress e relaxamento.

Qual é a evidência clínica para Ashwagandha?

Muitos estudos clínicos apoiam o que os antigos predecessores já conheciam; Ashwagandha pode ajudar a regular o stress. Além da evidência anedótica fornecida pelos nossos antepassados, a medicina moderna está a aumentar a história do Ashwagandha.

Em 2012, um estudo de 64 voluntários diagnosticados com ansiedade foram alocados para receber Ashwagandha ou um placebo durante um período de dois meses. No final do estudo, a coorte de tratamento de Ashwagandha mostrou a ansiedade significativamente menor e – aqui é o verdadeiro pontapé – 28% de níveis mais baixos de cortisol no soro (o hormônio do stress).

Além de se sentir menos stressado, o grupo de tratamento também apresentou melhorias na depressão, insónia, disfunção social e produtividade.

Isso é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, medir clinicamente os níveis de cortisol elimina a possibilidade de uma melhora “autoperceptiva” na ansiedade. isto não é uma melhoria subjectiva.

Além disso, uma queda no cortisol elevada fornece uma cascata de efeitos de dominó positivos no nosso corpo. O cortisol alto pode criar fadiga a longo prazo e neblina cerebral, além de influenciar as partes do nosso cérebro que processam a memória e as emoções. Não quer níveis prolongados e excessivos desse material!

Num estudo feito em em 2009, outro grupo de pessoas com ansiedade moderada a grave receberam Ashwagandha ou psicoterapia. Mais uma vez, Ashwagandha provou ser mais eficaz, proporcionando melhorias até 50% maiores na ansiedade.

Outros estudos mostraram que Ashwagandha pode ser útil para ajudar pessoas com agorafobia, hiperplasia adrenal e problemas de fertilidade relacionados ao stress. Ashwagandha também pode indirectamente ajudar com o desejo sexual e o envelhecimento, reduzindo stressores emocionais e químicos.

Uma revisão da literatura também revelou que a maioria dos estudos de alta qualidade que pesquisam os benefícios anti-ansiedade de Ashwagandha mostram resultados significativamente melhores do que um placebo. No entanto, este relatório também advertiu que as metodologias de estudo foram altamente variáveis e que é necessária mais pesquisa.

Dose, uso e efeitos colaterais de Ashwagandha

O componente activo em Ashwagandha é chamado de “withanolides”, portanto, procure um suplemento que especifique especificamente os níveis de withanolides contidos no produto. Idealmente, recomenda-se que tome um extracto que ofereça entre 5% a 8% com anestesia. E, como na maioria dos suplementos, procure sempre uma marca orgânica feita de fontes confiáveis e de alta qualidade.

Muitos estudos começam com uma dose mínima de 300mg de Ashwagandha diariamente. No entanto, leia cuidadosamente os rotulos. Contacte um profissional de saúde confiável para calcular o valor certo para si. Também é preferível por Ashwagandha na comida, de preferência no horário do café da manhã.

Enquanto Ashwagandha geralmente é considerado seguro, existem algumas possíveis contra-indicações a serem conscientes. Não é recomendado tomar Ashwagandha se você:

  • Está grávida ou a amamentar,
  • É diabético,
  • Tenha problemas de pressão arterial
  • Tem uma doença imunitária
  • Espera por cirurgia nas próximas duas semanas,
  • Ou toma certos medicamentos (como imunossupressores, prescrições de tiróide ou sedativos).

Nesta fase, os efeitos colaterais a longo prazo de Ashwagandha não foram amplamente estudados na literatura médica.

Um Resumo Rápido

Os registros históricos mostram que as pessoas usaram Ashwagandha para combater o stress e a fadiga nos tempos antigos. Hoje, a ciência apoia em grande parte essas afirmações e mostra resultados promissores para a eficácia de Ashwagandha na redução do stress e da ansiedade para as pessoas no mundo moderno.

Em última análise, Ashwagandha pode ser útil para aqueles de nós com uma vida stressante de ritmo acelerado, que estão a passar por ansiedade e cansados.

 

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