Veja como usar alimentos ayurvédicos combinados para uma melhor digestão 5/5 (1)

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Se andas a comer comida saudável, mas ainda sentes que não fazes bem a digestão após as refeições, talvez seja hora de ajustar o que pões no prato. Na Ayurveda, a boa digestão é a chave para uma saúde vibrante - e o conceito de combinação de alimentos ayurvédicos é um elemento essencial.

Sobre a combinação de alimentos ayurvédicos

Na Ayurveda, um sistema de saúde holístico de 5 mil anos da Índia, a saúde começa com uma boa digestão. A nossa compreensão da digestão é frequentemente bastante limitada - nós tendemos a priorizar o que comemos sobre como e quando comemos e preparamos a nossa comida, enquanto a Ayurveda se concentra na alimentação e saúde holísticas. Então, enquanto o que colocamos em nossos pratos é obviamente muito importante, a maneira como escolhemos os ingredientes, preparamos a nossa refeição e até mesmo abordamos a comida, todos desempenham um papel na forma como a digerimos. Isso também inclui evitar alimentos que não se encaixam tão bem nos nossos corpos.

Fruta

A fruta esta é difícil: quase sempre é uma má ideia comer frutas cruas ao lado de qualquer outro alimento, porque digere mais rapidamente do que a maioria. Isso pode levar a fermentação e, portanto, indigestão. Aprecie a fruta da estação sozinha ou use a compota, compota ou ensopada. Sirva-a como cobertura, molho na sobremesa ou no café da manhã, como crepes de castanha com compota de baunilha e ameixa. Mas certifique-se de evitar a combinação com leite ou iogurte, tanto quanto possível.

Como tudo na vida, nada é preto e branco. Algumas excepções à regra incluem tâmaras com leite, por exemplo. Quanto a comer frutas juntas, é melhor combinar aquelas que têm propriedades semelhantes, como frutas vermelhas ou maçãs com pêras, ou várias frutas cítricas. Legumes são muito mais fáceis de trabalhar - aprecie-os cozidos ao lado de tudo que não seja leite ou frutas.

Laticínios

Lacticínios certamente têm o seu lugar numa dieta ayurvédica bem equilibrada e nutritiva em pequenas quantidades. Mas quando se trata de comida, combinar lacticínios pode ser um infractor reincidente. No entanto, ghee, a maravilha ayurvédica, trabalha com a maioria dos alimentos - especialmente porque é apenas o óleo e não os sólidos lácteos e geralmente consumidos em pequenas quantidades. Como a fruta, o leite é geralmente melhor apreciado sozinho e cozido suavemente por 10-15 minutos para torná-lo mais digerível. A adição de especiarias aumenta ainda mais a digestibilidade, tornando-o super saboroso, o que significa que você pode desfrutar de leite em chai ou como leite dourado. Você também pode usá-lo para fazer mingau ou arroz doce, mas evitá-lo com todo o resto, especialmente sal, peixe e frutas.

Iogurtes e queijos frescos (ricota caseira e paneer em vez de salgados) são bons, mas não juntos e não com frutas, feijão, carne, peixe, ovos, leite, bebidas quentes ou nightshades (batata, pimenta, tomate, beringela, pimenta caiena e páprica). É por isso que é melhor usar um substituto como coco ou leite de amêndoa enquanto cozinha ou na sua bebida quente (se você estiver bebendo com outros alimentos).

Feijões + Lentilhas

Feijões e lentilhas são notórios por nos fazer sentir um pouco gazosos, mas isso não é uma reputação merecida. Feijões e lentilhas bem cozidos, especialmente quando você adiciona temperos digestivos, como açafrão, pimenta preta ou gengibre, são muito gentis com a digestão. Mas esteja atento ao que você junta. Os feijões não funcionam bem - você pode ter adivinhado alguns destes até agora - frutas, leite, queijo, ovos, iogurte, carne ou peixe. Eles são, no entanto, adoráveis com grãos, legumes, outros feijões, nozes e sementes.

Agora, como mencionado, a digestão saudável depende tanto da preparação quanto dos ingredientes. Como tal, prefira alimentos recém cozidos sempre que puder, em vez de reaquecer ou comer sobras frias, que perderam muito da energia vital (prana) e tendem a fazer com que você se sinta lento. Uma nota prática, se você tiver sobras, é melhor comer dentro de 24 horas e refogá-los em ghee e pimenta preta. Certifique-se de reaquecê-los completamente e evite adicionar alimentos recém cozidos na mistura. Mantenha simples!

Comida crua

Da mesma forma, alimentos crus devem ser evitados, pois são muito difíceis de digerir. No verão, quando corremos estamos um pouco mais quentes e por volta do meio-dia, quando a nossa digestão está mais forte, o cru é um problema menor e realmente bem-vindo de vez em quando - todos sabemos como é procurar algo refrescante e crocante num  dia quente. Mas, novamente, esses alimentos não devem ser combinados com alimentos cozidos, especialmente em grandes quantidades. Semelhante ao fruto, isso ocorre porque os nossos corpos digerem alimentos crus e cozidos em taxas muito diferentes, o que pode levar a indigestão e redução de energia.

O que tudo isso significa?

Então, agora ouvimos todos os conselhos - mas como é a filosofia ayurvédica como culinária? Pense em deliciosas sopas, ensopados, comida saudável para o almoço, comida leve e fácil de digerir para o jantar. Um café da manhã aconchegante para relaxar, chás de ervas para estimular o paladar e aumentar a sua imunidade, além de pratos deliciosamente condimentados, ervas refrescantes e chutneys picantes.

Nutrir uma digestão saudável é um processo contínuo. Quando a sua digestão é forte, você pode desfrutar de uma combinação diferente do ideal, de tempos em tempos, porque o seu corpo está mais preparado para processá-la. Não faça uma refeição fora de uma refeição. Isso significa manter suas refeições diárias simples para a sua digestão, em vez de um banquete. Esse pastoreio leva você a comer demais, experimentando um pouco de tudo, mas também é muito para a sua digestão entrar em cena. Mas as festas são uma parte da vida.

Então, quando se trata de um evento social ocasional ou se você está se banqueteando e comendo em condições abaixo do ideal, em movimento ou sob stress, use essas dicas para limitar o seu impacto negativo. Adicionar temperos digestivos, especialmente pimenta preta moída comum, aos alimentos em questão pode ajudar. Além disso, coma um anis de gengibre digestivo antes de um grande banquete para preparar o seu digestivo ou um pouco de limão e sal - qualquer coisa para iniciar a digestão da maneira mais eficiente possível - e tomar uma infusão digestiva (como chá de funcho) após a refeição para ajudar na digestão.

Lembre-se, a Ayurveda não tem regras rígidas ou rápidas, apenas uma visão holística da saúde e do bem-estar - tudo se resume a observar como você se sente em determinado momento no ambiente em que actua e agir de acordo com generosidade e paciência.

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