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Alimentos estimulantes do cérebro que melhoram a clareza mental

Fadiga é uma epidemia moderna. A maior parte de nós trabalhadores somos atormentados pela exaustão, dia após dia. Bebe cafeína de manhã para poder começar o dia, come carboidratos refinados para um impulso de energia ao meio-dia, devora doces para obter aquele açúcar amado, e então… vai abaixo!

Este ciclo imprudente de excesso de cafeína e sobrecarga sobre o que é considerado "combustível" está realmente esgotando o reservatório de energia sagrada do seu corpo. O que podemos comer para melhorar a nossa clareza mental?

Alimentos Cerebrais que Melhoram o Foco e lhe Dão Energia

1. Alimentos Ricos em Clorofila

Alimentos ricos em clorofila

A clorofila é o sangue verde das plantas. Quase idêntico ao nosso próprio sangue, a clorofila fornece uma transfusão de energia oxigenante na nossa corrente sanguínea, proporcionando às nossas células uma vitalidade duradoura. Isso, obviamente, optimiza a nossa função cerebral.

Quanto mais escuro é o verde, mais clorofila tem dentro. Esverde a sua vida com uma salada ou sumo fresco diariamente:

No próximo nível, temos as algas densas em nutrientes, tais como:

… Que estão todos convenientemente disponíveis em forma de pó para pôr no seu smoothie de energia.

2. Super Alimentos

Superalimentos

Os super alimentos são apenas outra maneira de dizer que um alimento específico tem uma dúzia ou mais de propriedades benéficas nele. Por exemplo, um super alimento normalmente contém grandes quantidades de nutrientes e fito-químicos. Escolhemos três desses super alimentos!

MACA

MACA

Maca é nada menos que magia. Ela foi cultivada nos Andes peruanos da América do Sul por quase 2.600 anos. Esta super raiz tem sido usada medicinal-mente por séculos. Uma vez colhida, é então seca, em pó e comida de várias formas.

Maca é um adaptogen surpreendente e fornece uma abundância de propriedades energéticas. Tomada diariamente, diminui os níveis de stress, aumenta a força e resistência e aumenta o libido. Desfrute deste super alimento com de cerca de 1 colher de sopa em batidos, chás, leite de nozes, farinha de aveia e café ocasional.

CACAU

cacau

O cacau é chocolate em forma de feijão cru antes de ser adicionado gorduras, açúcares e outros adoçantes durante o processamento.

Esta maravilha amazónica é repleta de magnésio (que aumenta o poder do cérebro) e compostos feniletilamina (PEA), que desempenham um papel importante no aumento do foco e do estado de alerta. Os flavonóis presentes no cacau também aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

O cacau está disponível em muitas formas cruas, incluindo pó, sementes, feijões inteiros e manteiga.

PÓLEN DE ABELHA

PÓLEN DE ABELHA

Pólen de abelha é perfeito para o seu cérebro. Produtos feitos de pólen de abelha são considerados alguns dos super alimentos mais concentrados no mercado hoje.

Rico em vitaminas do complexo B e em todos os vinte e dois aminoácidos, o pólen de abelha certamente o encherá de energia e evitará a fadiga. 

Pólen de abelha também é usado para aumentar o número de glóbulos vermelhos nos humanos. Mais glóbulos vermelhos = mais oxigénio = mais energia! 

3. Ácidos Graxos Essenciais

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 desempenham um papel vital na função cerebral. Existem três tipos de ácidos ômega-3: ALA, EPA e DHA, cada um com seus próprios benefícios. DHA é o nosso destaque, que é encontrado em peixes gordurosos, como salmão selvagem, sardinha, atum, cavala e truta.

O DHA é crítico para a memória cerebral e nutrição cerebral. Como não produzimos DHA, precisamos ingerir fontes naturais ou tomá-lo em forma de suplementos.

  • Sementes de linhaça
  • Sementes de cânhamo
  • Sementes de Chia
  • Nozes

… Estão cheias de ALA (ácido alfa-linolênico), um ômega-3 à base de plantas que ajuda a manter o nosso cérebro afiado e focado.

Tente pôr na sua salada diária com qualquer uma dessas nozes e sementes saudáveis para aumentar o seu poder cerebral.

4. Carboidratos Saudáveis

Carboidratos Saudáveis

Arroz integral, batata-doce ou grãos integrais como aveia fornecem energia na forma de glicose. Esses carboidratos complexos, amigáveis do cérebro, têm um baixo índice glicêmico (IG), que é a taxa na qual o açúcar (dos alimentos) entra no cérebro e nas células do corpo.

Comer alimentos com IG baixo manterá a sua energia estável durante todo o dia. Outros carboidratos de baixo IG incluem leguminosas (grão de bico, lentilha e feijão). Evite cereais açucarados e granolas doces, sumos açucarados e pães processados.

Se você precisa de comer alimentos com alto índice glicêmico, é melhor comer logo após a refeição, porque comê-los em conjunto com outros alimentos retardará a entrada de açúcar na corrente sanguínea e cérebro, impedindo um acidente grave mais tarde.

 

 

 

 

 

 

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