Comer Chocolate 5 Benefícios Para a Saúde 5/5 (3)

Comer chocolate 5 benefícios para a saúde

Não há nada que se compare à experiência culinária aveludada e derretida que o chocolate proporciona.

Por muitos anos, essa indulgência foi apontada como comida não saudável ou um prazer para ser apreciado de vez em quando. No entanto, ainda assim, as pessoas comem quase 10 quilos de chocolate por ano.

Está claro que os humanos gostam de chocolate. Mas e se estivéssemos errados sobre ser ruim para nós? E se o chocolate pudesse ser bom para você?

Descubra o que os especialistas têm a dizer e descubra os benefícios ocultos que estão trancados neste tratamento consagrado pelo tempo!

1. Bom Chocolate é Rico em Antioxidantes

Você já deve ter ouvido que o chocolate é rico em antioxidantes. Mas o que isso realmente significa para você?

Bem, os antioxidantes são um grupo de químicos alimentares naturais, como flavanols, polifenóis e catequinas que combatem os radicais livres no nosso corpo.

Os radicais livres causam oxidação e inflamação, que contribuem para processos de envelhecimento, doenças cronicas e até mesmo cancro.

Portanto, os antioxidantes podem ter uma acção terapêutica eliminando os radicais livres e os seus problemas de saúde associados.

Acredita-se que as sementes cruas e não processadas do cacaueiro sejam uma das maiores fontes alimentares de antioxidantes. No entanto, é importante notar que o componente antioxidante está localizado na parte não gordurosa dos grãos de cacau, e não na gordura de cacau ou na manteiga de cacau, como também é chamado.

Portanto, o cacau em pó e o chocolate amargo de boa qualidade são as melhores e mais antioxidantes formas de chocolate para comer. Chocolate de leite branco (que é rico em gordura) contem muito menos antioxidantes em comparação.

2. O Cacau Contém Alguns Nutrientes Surpreendentes!

O cacau contém um número surpreendentemente alto de nutrientes e minerais, incluindo:

  • Fibra solúvel
  • Cobre
  • Magnésio
  • Manganês
  • Zinco
  • Selênio
  • Fósforo
  • Potássio
  • E até ferro!

Além disso, o cacau não processado contém quase 400 polifenóis (um tipo de antioxidante) e é conhecido por ter mais fenólicos do que o vinho tinto ou o chá verde. Não é um mau perfil nutricional para um "tratamento alimentar", certo?

3. Chocolate Pode Melhorar a sua Saúde Cerebral

Muitos dos componentes saudáveis do cacau são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica. Os flavonóides e o resveratrol são neuro-protectores e anti-inflamatórios, o que significa que eles podem desempenhar um papel na redução da inflamação no Sistema Nervoso Central.

Embora esta pesquisa ainda seja recente, e o mental também possa ser atribuído à teobromina e à cafeína estimulantes no cacau, é uma afirmação biologicamente plausível.

4. Chocolate Pode ser Bom Para a Pressão Arterial

Agora trata se de uma novidade para bombear o seu sangue. Parece que o chocolate pode ajudar a manter a pressão arterial baixa!

Alguns especialistas explicam que os flavonóides do chocolate interagem com o endotélio que reveste as artérias, fazendo com que as células produzam óxido nítrico.

Embora "óxido nítrico" possa soar como uma palavra assustadora, na verdade é uma óptima notícia para a nossa saúde cardiovascular. Esse gás natural ajuda as artérias a relaxar, o que alivia a resistência ao fluxo sanguíneo e ajuda a diminuir a pressão arterial geral.

Infelizmente, testes iniciais indicam que apenas comer chocolate é susceptível de ter um leve impacto na sua pressão arterial, na melhor das hipóteses. No entanto, como parte de uma estratégia geral de dieta e estilo de vida, parece que um pouco de chocolate amargo pode ter o seu lugar na manutenção da boa saúde do coração.

5. Comer Chocolate Faz Você se Sentir Bem

Você pode ter ouvido que o chocolate pode ser um "estimulante do humor" e um "indutor de romance". Isso ocorre porque o chocolate é uma fonte de "feniletilamina". Este químico maravilhoso estimula todas aquelas endorfinas que fazem o mundo parecer subitamente um lugar ainda maior, mais brilhante e melhor. Ele também imita a sensação de se apaixonar no seu cérebro e pode até aumentar a produção de serotonina. Isto é algo para sorrir :)!

 

 

 

 

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