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O Intestino do Eixo Cerebral

Se você pensar sobre isso, nós sempre soubemos intuitivamente que o nosso cérebro e o nosso intestino estão de alguma forma conectados - você só tem que pensar sobre as borboletas que você sente quando está nervoso ou excitado ou a súbita corrida até o banheiro que você pode precisar para fazer antes de um grande exame ou uma performance que esteja se a sentir ansioso. Sem mencionar a frase comum "vá com o seu intestino" quando se trata de tomar uma decisão. Mas os sentimentos viscerais são reais?

Bem, a ciência nos diz que o nosso cérebro, nosso intestino e o nosso microbioma intestinal (a comunidade de bactérias intestinais que vivem no nosso intestino) comunicam-se através do "eixo microbiota-intestino-cérebro". Esta conexão permite a comunicação bidirecional, o que significa que o seu intestino fala com o seu cérebro e seu cérebro fala com o seu intestino. Isso tudo acontece através de sua própria linguagem bioquímica - mensagens enviadas via hormônios, nervos e outras moléculas de sinalização.

Considerando essa forte conexão entre o nosso intestino e o nosso cérebro, não é de admirar que literalmente sintamos algumas das nossas emoções no nosso intestino, e isso explica por que aqueles com IBS (síndrome do intestino irritável) podem notar que os seus sintomas pioram quando estão stressados.

No entanto, muitos de nós se desconectaram do impacto que o stress e as nossas emoções podem ter sobre os nossos sintomas físicos. Quando sentimos esses sintomas, tendemos a considerar o que comemos, mas não necessariamente como estamos a comer - e ambos são importantes. Na verdade, nosso estado emocional pode afectar radicalmente a forma como digerimos a nossa comida. Por exemplo, comer enquanto estamos chateados ou correndo pode potencialmente levar a indigestão e / ou inchaço, já que os processos digestivos não são priorizados quando o corpo está produzindo hormônios do stress.

Por outro lado, é difícil sentir feliz e satisfeito quando estamos com problemas digestivos e com a saúde intestinal. Cerca de 90% da serotonina no nosso corpo (a substância que actua como um neurotransmissor no nosso cérebro para nos ajudar a sentir-nos felizes, calmos e contentes) é feita no intestino, o que significa que se a saúde intestinal for comprometida, a produção de serotonina também pode ser alterado.

A boa notícia é que o poder de mudar a nossa saúde intestinal está inteiramente nas nossas mãos. Nosso microbioma intestinal (o ecossistema de bactérias no nosso intestino) muda de acordo com o que comemos. É realmente notável que as bactérias no nosso intestino possam mudar dentro de alguns dias como resultado das nossas escolhas alimentares. O que comemos é tão poderoso!

Nossos intestinos amam muitos alimentos vegetais. Algumas das fibras naturalmente presentes nas plantas actuam como alimento para as bactérias intestinais e, quando as bactérias fermentam a fibra, elas produzem ácidos graxos de cadeia curta e nutrem as células que revestem o nosso intestino. No entanto, é importante lembrar que os alimentos que são nutritivos para uma pessoa podem não ser nutritivos para outra. Perdi a conta do número de pessoas que conheço que continuaram a comer certos alimentos que lhes disseram que são “saudáveis”, apesar do seu corpo enviar mensagens claras (muitas vezes na forma de sintomas intestinais!) Que esses alimentos não são os correctos para elas.

Quando começamos a prestar mais atenção em como nos sentimos depois de comer, podemos aprender a identificar as mensagens do nosso corpo e melhorar os nossos instintos em torno do que é certo para nós e do que não é. Isso inclui o que comemos e como cuidar melhor de nós mesmos, mas também se estende além de ter a clareza da mente para tomar decisões importantes e a capacidade de realizar as nossas tarefas diárias sem nos sentirmos sobrecarregados.

Então, comece a prestar mais atenção em como você se sente depois de cada refeição. Pode ajudar anotar o que está a comer e os sintomas que experimenta durante algumas semanas para o ajudar a identificar quaisquer denominadores comuns que possam servir melhor para serem evitados durante um período experimental.

 

 

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